domingo, 13 de setembro de 2015

Edgar Degas



Essa semana vamos comentar sobre o artista francês Edgar Degas.

Degas foi pintor, gravurista, escultor e fotógrafo francês. É conhecido pela sua visão particular no mundo do ballet, sabendo captar os mais belos cenários. E ainda reconhecido pelos seus célebres tons pastéis e como um dos fundadores do impressionismo.



“La Petite Danseuse de Quatorze Ans” ("A Pequena Dançarina de Catorze Anos"),1881, é uma escultura de Degas, uma jovem estudante de dança chamada Marie van Goethem.

Degas exibiu somente essa escultura durante a vida.  A obra causou reações negativas em críticos e artistas, dado ao seu extremo realismo. 

A bailarina usava roupas de verdade e tinha até uma peruca.



A escultura foi feita originalmente em cera, antes de ser lançado em 1922 em bronze.




"A Pequena Dançarina de Catorze Anos",1881, Edgar Degas



"O Absinto" (1876-77), Edgar Degas


A obra "O Absinto" (1876-77) é uma das obras mais conhecidas de Degas, que mostra a face cruel da alienação social no mundo moderno, em que o progresso industrial funciona para alguns como uma porta para a exclusão, principalmente nas grandes cidades, como Paris.

Ao ser exposto pela primeira vez, em Paris, o quadro não foi bem aceito pela crítica, que o considerou “feio” e “repugnante”. O mesmo aconteceu na Inglaterra.

A cena foi pintada no Café de la Nouvelle-Athènes, em Paris.


“Bailarinas Subindo a Escada”, (1886/90), Edgar Degas


"Chamam-me o pintor das bailarinas", disse Degas,"não compreendem que as bailarinas são um pretexto para pintar belas texturas e reproduzir o movimento."

Degas é conhecido sobretudo pela sua visão particular no mundo do ballet que soube captar os mais belos cenários. E também conhecido pelos seus célebres desenhos em giz pastéis coloridos.
As famosas bailarinas o tornaram um pintor de renome. 

Nessa obra, “Bailarinas Subindo a Escada”, (1886/90), Degas ía além do superficial ao realçar detalhes de simbologia sutil. O piso imenso lembra que as bailarinas, apesar de angelicais, eram humanas e teriam de superar limites para atingir seus movimentos esvoaçantes.




"A aula de balé", 1874, Edgar Degas

"A aula de balé" foi uma obra que Degas acabou de pintar em 1874, o mesmo ano em que  realizou a Primeira Exposição Impressionista.

Ela mostra um estúdio de dança cheio de bailarinas prestando escassa atenção ao seu idoso professor de balé, que está de pé, apoiado num comprido bastão que usa para marcar o tempo batendo no assoalho. As jovens dançarinas estão de pé, encostadas e se alongando ao longo da parede do estúdio. Todas vestem tutus brancos.

A pintura capta a natureza felina das bailarinas, ao mesmo tempo indolentes e distantes, enquanto emite uma carnalidade calma, sensual e poderosa.

Degas realizou um grande efeito em matéria de representação.



“A Primeira Bailarina”,1878,Edgar Degas






Já dizia Nietzsche: "A arte é nada mais que a arte! Ela é a grande possibilitadora da vida, a grande aliciadora da vida, grande estimulante da vida (...) A arte existe para que a realidade não nos destrua”
 

E assim concluo a homenagem ao gênio das artes impressionistas e/ou realistas, Edgar Degas.


A obra “A Primeira Bailarina”,1878, é uma das obras mais famosas de Degas. A bailarina parece que voa e o ambiente em torno dela é inspirador, tornando um quadro vivo, uma obra-prima magnífica que pode ser apreciada no Museu d'Orsay, Paris, França.







Nenhum comentário:

Postar um comentário