terça-feira, 28 de julho de 2015

Quando você vai se casar?

Quando você vai se casar? 1892, Paul Gauguin



Quando você vai se casar? 

Um percursor notável da arte moderna, o artista francês Paul Gauguin abriu caminho para uma apreciação do simples e do primitivo na arte.
Considerado um pós-impressionista, Gauguin retratou no começo de sua carreira a vida campesina na Bretanha e passou seus últimos dez anos no Taiti e nas Ilhas Marquesas.
Seu estilo bretão, caracterizado pelo contorno límpido das imagens, foi convertendo-se gradualmente nas obras suntuosamente coloridas que marcaram o período tardio de sua vida.
Suas obras taitianas, entre as mais famosas, são compostas pelo povo e pela paisagem nativa.

Dica Sirius Artes:
* Filme  :The moon and sixpence, 1943 (Obra adaptada da vida Paul Gauguin)




Menino com Cachimbo

Menino com Cachimbo, 1905, Pablo Picasso


"Menino com Cachimbo" é a terceira obra mais cara do mundo, vendida por 104 milhões de dólares à um comprador anônimo.
A obra corresponde a um período que antecede o cubismo, conhecido como Período Rosa.
As obras de Picasso geralmente são classificadas por algumas “fases” ou “períodos”. Enquanto os nomes de muitos dos seus períodos finais são controversos, os períodos mais aceitos das suas obras são o período azul (1901-1904), o período rosa (1904-1906), o período africano (1907-1909), o cubismo analítico (1909-1912) e o cubismo sintético (1912-1919)



Menina Diante do Espelho

 “Menina Diante do Espelho”,1932, Picasso


Pablo Picasso é pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo que passou a maior parte da sua vida adulta na França. Considerado um dos maiores e mais influentes artistas do século XX, é conhecido por ser o co-fundador do cubismo.
Picasso conquistou renome universal graças às suas conquistas artísticas revolucionárias.

A obra acima é uma das minhas favoritas de Picasso chamada “Menina Diante do Espelho”(1932)

Dicas Sirius Artes:
- A exposição “Picasso e a Modernidade Espanhola” no CCBB RJ
- Filme:O Mistério de Picasso, de Henri-Georges Clouzot , 1955 ( documentário francês)
- Filme: Os Amores de Picasso, de James Ivory,1996
- Filme: 33 Dias será o próximo filme, de Carlos Saura. Antonio Banderas irá interpretar o pintor Picasso. O drama retrata a criação de uma das mais importantes obras do artista, Guernica.



A Queda

A Queda, 1953, René Magritte



René Magritte foi um dos principais artistas surrealistas belgas.

Magritte tinha espírito travesso, e, em A Queda, seus homens de chapéu-coco despencam do céu absolutamente serenos, expressando algo da vida. 

Sobre esta obra, Magritte diz:

“Há aqui um multidão de homens, homens diferentes. Quando pensamos numa multidão, contudo, não pensamos num indivíduo: do mesmo modo, estes homens estão vestidos de igual, tão simplesmente quanto possível, para sugerirem uma multidão… Acho uma maravilha poder caminhar pelo céu na terra. Por outro lado o chapéu-coco não constitui surpresa – é um antigo complemento, nada original. O homem de chapéu-coco é o Sr. Normal, no seu anonimato. Eu também uso um; não tenho vontade de me destacar das massas”



Schiele




Egon Schiele foi um grande pintor austríaco ligado ao movimento expressionista
Deixou o conservadorismo de lado, dando mais ênfase a seres humanos transfigurados por sentimentos fortes implícitos no seu traço, amantes revirados em amontoados de lençóis brancos, autos-retratos provocantes,dentre outros.


Dica Sirius Artes: Filme Excesso e Punição,1981, sobre a vida do artista Schiele.








Amendoeira em flor - Van Gogh

Amendoeiras em flor, Van Gogh



Em 31 de janeiro de 1890, Theo escreveu a Vincent informando sobre o nascimento de seu filho, a quem ele havia chamado Vincent Willem, numa clara homenagem ao irmão pintor. Van Gogh, que era muito próximo de seu irmão mais novo, começou imediatamente a preparar-lhe uma pintura com o seu tema favorito: Ramos que florescem tendo como fundo o céu azul. O presente era para ser pendurado sobre a cama do casal. Como um símbolo da nova vida que chegava, Van Gogh escolheu uma amendoeira, que floresce bem cedo em algumas regiões, anunciando ainda no início de fevereiro a chegada da primavera.


A cena descrita acima pode ser vista no filme: "Van Gogh" de Maurice Pialat, 1991. 



Sir.Chaplin

Filme: Luzes da Cidade, 1931, Chaplin

"Quando o vagabundo vê uma flor na calçada, ele se abaixa para pegá-la. A moça ri da situação enquanto o vagabundo olha para ela e fica paralisado. Vendo a flor se despedaçando na mão do vagabundo, ela lhe oferece uma outra flor e uma moeda, e ao pegar a mão dele, ela percebe algo familiar. "Você?", diz a moça, e ele afirma balançando nervosamente a cabeça. Em seguida, ele pergunta: "Você pode ver agora?" Ela aperta a mão do vagabundo e responde: "Sim, eu posso ver agora", segurando suas lágrimas e aparentando estar confusa sobre aquele momento." ( Luzes da Cidade, Chaplin)
Dica: Na Livraria Travessa, a coleção avulsa das obras de Chaplin estão disponíveis a partir de R$10,00. Anotei os filmes para vocês: Luzes da Cidade, Em Busca de Ouro, O Circo, Vida de Cachorro, O Garoto, Tempos Modernos, Luzes Ribalta.

Trailer "Luzes da Cidade"





Banksy

Banksy



Banksy é o pseudônimo de um grafiteiro, pintor, ativista político e diretor de cinema inglês..
Sua arte de rua (streetart) satírica e subversiva combina humor negro e graffiti feito com uma distinta técnica de estêncil. Seus trabalhos são voltados para temas sociais e políticos, e podem ser encontrados nas ruas, muros e pontes de cidades por todo o mundo.
Não deixem de assistir o documentário sobre o streetart Banksy: “‘Exit Through the Gift Shop”. Sua estreia foi no Festival de Filmes de Sundance e foi oficialmente lançado no Reino Unido (2010), e após nomeado para o Oscar de Melhor Documentário.

Abaixo o Trailer:






quarta-feira, 22 de julho de 2015

Auto Retrato com Macaco, Frida Kahlo


Auto Retrato com Macaco, de Frida Kahlo


Mais de metade de todas as pinturas da artista são auto retratos e esse é apenas um exemplo do estilo que ficou conhecido como sua marca.
Foi a partir de um divórcio em 1939 que Frida passou a pintar seu próprio rosto quase de maneira exclusiva, fazendo retratos nos quais ela procurava explicar o que sentia no momento da pintura.

“Pinto a mim mesmo porque sou sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor.” , dizia Frida.

Atualmente, essa obra pode ser encontrada na galeria de arte Albright-Knox, em Nova York.


Dica Sirius Artes:

- Em setembro de 2015, a exposição “Frida Kahlo e as mulheres surrealistas no México“ chega ao Brasil, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, conforme anúncio oficial feito há alguns dias.

-  Filme "Frida", de gênero drama biográfico, realizado por Julie Taymor em 2002. O filme retrata a vida da pintora mexicana Frida Kahlo e sua relação com Diego Rivera.


Segue o trailer abaixo:





Diva Bardot



Brigitte Anne-Marie Bardot é uma atriz e ativista francesa. Conhecida mundialmente por suas iniciais, BB, é considerada o grande símbolo sexual dos anos 50 e 60.
Ícone de popularidade da década de 1960, foi eleita pela revista americana "TIME" um dos cem nomes mais influentes da história da moda. Bardot tornou-se uma estrela internacional em 1957, após protagonizar o polêmico filme "E Deus Criou a Mulher", produzido pelo seu então marido, Roger Vadim. Ela chamava a atenção da intelectualidade francesa e Simone de Beauvoir a descreveu como "uma locomotiva da história das mulheres". 
Listo abaixo alguns filmes que recomendo da Diva Bardot:
 🎬 E Deus Criou a Mulher
🎬 A Verdade
🎬 Vida Privada
🎬O Desprezo
🎬Histórias Extraordinárias.


Foto acima, Brigitte Bardot com Salvador Dalí, em 1968.
 

Passeio ao Crepúsculo no MASP




Olá pessoal!

Estive em São Paulo, e claro, tirei uma tarde para desfrutar das obras e exposições que estão acontecendo no MASP.

📷 Tirei essa foto para vocês: “Passeio ao Crepúsculo” de Van Gogh.
 
👉O MASP é considerado o mais importante museu de arte do Hemisfério Sul, por possuir o mais rico e abrangente acervo. 
👉A convite do “Musèe d’Orsay” o MASP integra desde 2008, o “Clube dos 19”, que congrega os 19 museus cujos acervos são considerados os mais representativos da arte européia do século XIX, como o Musèe d´Orsay, The Art Institute de Chicago, Metropolitan de Nova York, entre outros.
👉 São destaques da Coleção do MASP as obras de Rafael, Bellini, Andrea Mantegna, Ticiano, Renoir, Monet, Manet , Cézanne, Toulouse-Lautrec, Edgar Degas, Van Gogh, Gauguin e Modigliani.
👉 Incluo também os grandes artistas da Arte Espanhola, Arte Inglesa e Arte das Américas.


Mais informações no site: masp.art.br 


Quem estiver por São Paulo, não deixe de ir. Vale muito a pena! 

Meninas ao Piano, Renoir

“Meninas ao Piano”,1892, Renoir


“Meninas ao Piano” é a primeira e única encomenda pública de Renoir, destinada ao “Museu dos Artistas Vivos de Luxemburgo”.
Foram realizadas seis versões desta obra. Tive a oportunidade de apreciar de perto as “Meninas ao Piano” numa exposição que teve no CCBB, com as obras do “Musée d’Orsay.” A obra é magnífica! 

Uma ótima semana a todos! 


Auto Retrato com a Orelha Cortada- Van Gogh



O famoso episódio em que o pintor Vincent Van Gogh, que sofria de depressão, cortou parte da orelha esquerda aconteceu em 23 de dezembro de 1888.
O motivo da automutilação seria um desentendimento com Gauguin, amigo dele.
Após cortar a própria orelha, Van Gogh voltou para sua casa e dormiu como se nada houvesse acontecido. Foi levado ao hospital, onde ficou por 14 dias. Assim que recebeu alta, pintou o Auto Retrato com a Orelha Cortada.

terça-feira, 21 de julho de 2015

O baile no moulin de la galette

"O baile no moulin de la galette”, 1876, Pierre Auguste Renoir

Pierre Auguste Renoir foi um importante artista plástico francês. Fez parte do impressionismo e destacou-se por suas lindas pinturas.
Seu estilo artístico era marcado pela presença de cores fortes e brilhantes, texturas e linhas harmônicas. O sentimento lírico é outra característica importante nas obras de Renoir. Em suas pinturas prevaleceram as formas humanas individuais, grupos de pessoas e paisagens.

Os últimos 20 anos de vida, Renoir sofreu com sua saúde. Portador de uma doença articular (artrite), o artista continuou pintando com dificuldades. Amarrava o pincel em seu braço para poder realizar suas obras. Mesmo assim, criou trabalhos ricos e importantes.
A imagem acima é sobre a obra :“O baile no moulin de la galette”. Uma pintura de Renoir, consagrada como um marco da pintura impressionista.
O quadro foi pintado em Paris, e retrata um tema frequente na pintura impressionista e que se encontra na base do movimento: o cotidiano burguês.
Dica de filme: “Renoir” , do diretor Gilles Bourdos. O Filme é de gênero drama-biográfico. Eu gostei muito do filme, pois ver o mundo pelos olhos de Renoir é realmente indescritível.

Doce Amelie



Que tal um cafezinho com Amelie ouvindo a trilha sonora de Yann Tiersen?




"Estranho o destino dessa jovem mulher, privada dela mesma, porém, tão sensível ao charme das coisas simples da vida..."

" O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", de Jean-Pierre Jeunet (2001)

 


Retrato de Adele Bloch-Bauer I


Retrato de Adele Bloch-Bauer I, Gustav Klimt, 1905


O Retrato de Adele Bloch-Bauer I é uma pintura de Gustav Klimt completada em 1905.
A obra foi realizada em Viena, encomendada por Ferdinand Bloch-Bauer.

De acordo com relatórios jornalísticos, foi vendida em 135 milhões de dólares a Ronald Lauder, proprietário da Neue Galerie, em NY, em junho de 2006.
Assistam o filme, “A Dama Dourada” (Woman in Gold), de Simon Curtis.
O filme é baseado em fatos reais e conta a história do quadro roubado, “Retrato de Adele Bloch-Bauer I”, do pintor austríaco Gustav Klimt. 
E se puder, vá a Neue Galerie, em NY para apreciar de perto essa linda obra de Klimt.


Trailer Oficial "Woman in Gold"



Prima Ballerina

Prima Ballerina, Degas


Degas tornou-se um artista famoso graças aos seus quadros de bailarinas. Ele passava horas desenhando as jovens nos bastidores da Ópera de Paris. ( antes de começar a pintar, Degas fazia centenas de desenhos para obter a figura desejada). Tinha mais interesse pelo o que acontecia nos bastidores do que propriamente no balé. Acima a obra "Prima Ballerina". Os tons pastéis suaves do pintor destacam a bailarina iluminada pelas luzes do palco.

Pequena Notável





Carmen Miranda, foi uma cantora e atriz luso-brasileira. Sua carreira artística transcorreu no Brasil e Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1950. Trabalhou no rádio, teatro, televisão e cinema. Carmen Miranda alcançou uma popularidade tão grande que, em menos de seis meses, já era a cantora mais famosa do Brasil. Na comédia musical Banana da Terra, Carmem Miranda apareceu pela primeira vez caracterizada de baiana, personagem que a lançou internacionalmente. Fez um total de catorze filmes em Hollywood. Suas roupas exóticas e sotaque latino tornou-se sua marca registrada. Assim como os penduricalhos ao pescoço e às frutas tropicais que usava como turbante na cabeça. Foi a primeira estrela latino-americana a ser convidada a imprimir suas mãos e pés no pátio do Grauman's Chinese Theatree, e a primeira a ser homenageada com uma estrela na Calçada da Fama.
Segundo o escritor Ruy Castro, autor de “Carmen- uma biografia”, as maiores características da portuguesa com alma de carioca eram generosidade, amizade, carinho, gentileza e, claro, o talento absurdo.
E essa é a nossa “Pequena Notável”, repleta de personalidade e que irá sempre significar muito para nós.

Oscar Wilde






Oscar Wilde foi um influente escritor, poeta e dramaturgo britânico de origem irlandesa. Depois de escrever em diferentes formas ao longo da década de 1880, ele se tornou um dos dramaturgos mais populares de Londres. Assisti recentemente o filme “O Retrato de Dorian Gray”. O único romance filosófico escrito por Wilde. Magnífico! E já incluí na minha lista a leitura da obra. Deixo aqui, alguns pensamentos de Oscar Wilde como reflexão.
 - Há apenas dois tipos de pessoas realmente fascinantes: aquelas que sabem absolutamente tudo e aquelas que não sabem absolutamente nada.
 - A sociedade quase sempre absolve o criminoso, mas nunca perdoa o sonhador.
 - Se o conheço? Conheço-o tão bem que não falo com ele há dez anos.
 - Atrás de toda coisa bela e elegante que existe no mundo, há sempre algo trágico.
 - E sempre com as melhores intenções que se faz o pior.
 - Não fale de assuntos desagradáveis: quando não falamos sobre uma coisa, e como se ela nunca tivesse acontecido.
 - Falar com ele era como tocar um violino sensível. Ele reagia a cada toque e a cada vibração do arco.
 - O maior vício que existe é a futilidade.
 - Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.
 - A única maneira de livrar se de uma tentação, é render se a ela.
 - Quando um homem ama uma mulher, conhece o segredo de Deus e do mundo.
 - Deveríamos passar os dias dizendo o que e incrível e as noites fazendo o que e improvável.






Noite Estrelada


"Noite Estrelada" é uma pintura de Vincent van Gogh feita em 1889. Enquanto esteve no asilo, o artista holandês levou três noites para terminar A Noite Estrelada. No quadro, observa-se uma paisagem que faz uma metamorfose de elementos reais com as memórias de Van Gogh, como uma típica igreja da Holanda. Uma das características marcantes da obra é a diferença entre o céu turbulento e cheio de curvas e a tranquilidade do vilarejo. "A noite é muito mais viva e colorida do que o dia", disse o pintor sobre a obra.


O compositor Don McLean, buscou inspiração na pintura de Van Gogh para a canção chamada "Vincent, Starry Starry Night". Uma homenagem ao artista .

Assista o vídeo abaixo:




segunda-feira, 20 de julho de 2015

O Grito




Aos trinta anos, o artista norueguês, Edvard Munch pinta "O Grito", considerada a sua obra máxima, e uma das mais importantes da história do expressionismo.
A obra retrata um momento de profunda angústia e desespero, inspirado nas decepções do artista tanto no amor quanto com seus amigos.
A obra O Grito, de Munch, foi vendido por 119,9 milhões de dólares, tornando-se a obra mais cara já paga em leilão.

Sirius Artes









Sirius Artes foi idealizada com o objetivo de aproximar as pessoas do universo da arte, através da moda e conteúdo digital sobre os principais artistas do século XIX e XX.

O nome- Sirius Artes.  Sirius é a estrela mais brilhante do céu noturno. E acompanhado de Artes, fundi a marca num universo representado pelos grandes nomes da história da arte.

Com a Sirius Artes, você poderá consumir conteúdo e “vestir a camisa” dos seus artistas favoritos.

Sejam bem-vindos! 

Abraços,

Milene
Sirius Artes





.